SIPAT 2010

SIPAT 2010
"SIPAT" REALIZADA NOS DIAS 18/10 À 22/10

Teste seus conhecimentos, Questionários


  1. As NR's são obrigatórias para quais entidades ?R = São de observância oAs NR’s são obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos de administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos poderes legislativo e judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

    2) As NR’s também se aplicam em quais outras condições ?R = Aplicam-se, no que couber, aos trabalhadores avulsos, às entidades ou empresas que lhes tomam o serviço e aos sindicatos representativos das respectivas categorias profissionais

    .3) As NR’s eliminam a obrigatoriedade de outros diplomas legais ? R = A observância das NR’s não desobriga as empresas do cumprimento de outras disposições que, com relação à matéria, sejam incluídas em códigos de obras ou regulamentos sanitários dos Estados ou Municípios, e outras, oriundas de convenções e acordos coletivos de trabalho.

    4) Qual é o órgão, de âmbito nacional, competente para coordenar a CANPAT e o PAT, bem como fiscalizar o cumprimento dos preceitos legais e regulamentos sobre segurança e medicina do trabalho em todo o território nacional ?R = É a SSST \ Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho.

    5) Qual é a outra importante competência da SSST ?R = Conhecer, em última instância, dos recursos voluntários ou de ofício, das decisões proferidas pelos Delegados Regionais do Trabalho, em matéria de segurança e saúde no trabalho.

    6) A nível regional, a quem cabe executar as atividades citadas na questão de número 04 ?R = Compete a Delegacia Regional do Trabalho \ DRT.

    7) Quais são as competências especificas das DRT’s em matéria de saúde e segurança no trabalho ?R = São elas : a) adotar medidas necessárias à fiel observância dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho ; b) impor as penalidades cabíveis por descumprimento dos preceitos legais e regulamentos sobre segurança e medicina do trabalho ; c) embargar obra, interditar estabelecimento, setor de serviço , canteiro de obra, frente de trabalho, locais de trabalho, máquinas e equipamentos ; d) notificar as empresas , estipulando prazos para eliminação e/ou neutralização de insalubridade; e) atender requisitos judiciais para a realização de perícias sobre segurança e medicina do trabalho nas localidades onde não houver Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho registrado no MTb.

    8) De acordo com a NR-01 quem é considerado como "empregado"?R = A pessoa física que presta serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.

    9) Elaborar ordens de serviço sobre segurança e medicina do trabalho é
    uma atribuição de quem na relação de trabalho?
    R = Do empregador.

    10) O que deve ser feito antes do inicio das atividades de um estabelecimento novo ?R = Deve ser solicitado a aprovação de suas instalações ao Órgão Regional do MTb.

    11) Que documento é emitido, pelo Órgão Regional do MTb, após a inspeção prévia ?R = O CAI-Certificado de Aprovação de Instalações.

    12) Em que outra situação deve ser solicitado à aprovação do Órgão Regional do MTb ?R = Quando ocorrer modificações substanciais nas instalações e\ou nos equipamentos de seu(s) estabelecimento(s).

    13) Qual é objetivo da inspeção prévia e da declaração de instalações?R = É o de assegurar que o novo estabelecimento inicie suas atividades livre de riscos de acidentes e\ou doenças do trabalho.

    14) Em que condições poderá ser procedida a interdição ou o embargo ?R = A vista de um laudo técnico do serviço que demonstre grave e iminente risco para o trabalhador.

    15) Qual o significado legal de "grave e iminente risco" ?R = Toda condição ambiental de trabalho que possa causar acidente de trabalho ou doença profissional com lesão grave à integridade física do trabalhador.

    16) O que deve ocorrer na empresa com a sua interdição ?R = A paralisação total ou parcial do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento.

    17) E no caso de embargo ?R = Na paralisação total ou parcial da obra.

    18) Quem pode requerer a interdição ou o embargo ?R = O Setor de Segurança e Medicina do Trabalho da Delegacia Regional do Trabalho - DRT ou da Delegacia do Trabalho Marítimo - DTM , pelo agente da inspeção do trabalho ou por entidade sindical.

    19) A empresa pode recorrer da interdição ou do embargo ?R = Pode, desde de que o faça no prazo máximo de 10(dez) dias dessa decisão.

    20) Em decorrência da interdição ou do embargo, o que deve ocorrer com os empregados ?R = Receberão seus salários normalmente, como se estivessem em efetivo exercício.

    21) Qual o significado da sigla SESMT ?R = Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.

    22) O dimensionamento do SESMT é determinado , em regra geral, tendo por referência quais características da empresa ?R = A gradação de risco e o número de empregados.

    23) Quais são os profissionais especializados que podem fazer parte de um SESMT ?R = Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho.

    24) Que profissional pode ser qualificado de Técnico de Segurança do Trabalho ?R = O técnico portador de comprovação de registro profissional expedido pelo MTb.

    25) Quem deve chefiar o SESMT ?R = Qualquer um dos profissionais que integram o SESMT.

    26) Qual(is) profissional(is) devem dedicar 8(oito) horas por dia de trabalho no SESMT ?R = O técnico de segurança do trabalho e o auxiliar de enfermagem do trabalho.

    27) Qual(is) profissional(is) devem dedicar entre o mínimo de 03(três) o máximo de 06(seis) horas por dia de trabalho no SESMT ?R = O engenheiro de segurança do trabalho, o médico do trabalho e o enfermeiro do trabalho.

    28) Na empresa, a quem compete esclarecer e conscientizar os empregados sobre os acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, estimulando-os em favor da prevenção ?R = Aos profissionais do SESMT.

    29) O SESMT deve ser registrado em que órgão público ?R = No órgão regional do MTb.

    30) Qual o significado da sigla CIPA ?R = Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

  2. 31) Qual é o objetivo da CIPA ?R = Observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos, discutir os acidentes ocorridos, encaminhando aos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Medicina do Trabalho e ao empregador o resultado da discussão, solicitando medidas que previnam acidentes semelhantes e, ainda, orientar os demais trabalhadores quanto à prevenção de acidentes.

    32) Como será composta a representação na CIPA ?R = Será composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com as proporções mínimas estabelecidas no Quadro da NR de nº. 05.

    33) Que critérios devem orientar a composição da CIPA ?R = Os que permitam estar representados a maior parte dos setores do estabelecimento, não devendo faltar em qualquer hipótese, a representação dos setores que ofereçam maior número de acidentes.

    34) Quantos suplentes devem existir na CIPA ?R = Haverá tantos suplentes quantos forem os representantes titulares na CIPA, sendo a suplência específica de cada titular e pertencendo ao mesmo setor.

    35) O que ocorre quando uma empresa não é enquadrada para compor sua CIPA ? R = A administração da empresa deverá designar um responsável pelo cumprimento das atribuições desta NR, devendo o empregador promover seu treinamento conforme dispõe para qualquer outro membro de CIPA.

    36) Por quantos mandatos consecutivos poderão ser reconduzidos os membros titulares da CIPA representantes do empregador ?R = Por até dois mandatos.

    37) Quando é que deve ser procedido o registro da CIPA no órgão regional do MTb ?R = Até 10(dez) dias após a eleição.

    38) Quais documentos devem ser apresentados quando do pedido de registro da CIPA ?R = Cópia da ata de eleição, cópia da ata de instalação e posse, o calendário das reuniões ordinárias, onde deve constar o dia, mês, hora e local de realização das reuniões.

    39) Qual é o procedimento legal para compor a representação, titulares e suplentes, dos empregados na CIPA ?R = Através de eleição por escrutíneo secreto.

    40) Como deve ser realizada a eleição dos membros representantes dos empregados na CIPA ?R = Deverá ser realizada durante o expediente normal da empresa, respeitados os turnos, e será obrigatória, devendo ter a participação de, no mínimo, a metade mais um do número de empregados de cada setor.

    41) A eleição pode ser anulada ?R = Sim, desde que constatado alguma irregularidade na sua realização.

    42) Por quanto tempo deve durar o mandato dos membros da CIPA ?R = Terá a duração de 01(um) ano, permitida uma reeleição.

    43) Quando é que o membro de CIPA perde o direito a reeleição ?R = Quando o mesmo participa de menos da metade do número de reuniões da CIPA.

    44) Quando ocorre de o membro titular perder o mandato ?R = Quando o mesmo faltar a mais de 04(quatro) reuniões ordinárias sem justificativa.

    45) Quem deve designar o Presidente da CIPA ?R = O empregador .

  3. 46) Que membro pode ser designado para Presidente da CIPA ?R = Somente os membros representantes do empregador.

  4. 47) E quem, e como, ocupará a Vice - Presidência da CIPA ?R = Este será obrigatoriamente um membro titular da representação dos empregados e por eles escolhido.

    48) Quando é que ocorre a substituição do Presidente pelo Vice - Presidente da CIPA ?R = Quando dos seus impedimentos eventuais e afastamentos temporários.

    49) Quando é que ocorre a substituição do titular pelo suplente ?R = Em apenas duas situações : a) quando tiver participado de mais de quatro reuniões ordinárias da CIPA,como substituto do titular, que faltou por motivo não justificado ; b) quando ocorrer cessação do contrato de trabalho do membro titular.

    50) Quando é que deve ser convocada uma reunião extraordinária da CIPA ?R = Quando houver constatação de risco e/ou ocorrer acidente de trabalho, com ou sem vítima, cabendo ao responsável pelo setor comunicar de imediato, ao Presidente da CIPA, o qual, em função da gravidade, convocará a reunião extraordinária.

    51) O que deve a CIPA fazer depois de discutir sobre o acidente na reunião extraordinária ?R = Deve encaminhar ao SESMT e ao empregador o resultado dessa discussão e as solicitações de providências.

    52) O que deve o empregador fazer depois de receber essas solicitações ?R = Deve ouvir a opinião do SESMT, para no prazo de até 08(oito) dias, responder à CIPA indicando as providências adotadas ou a sua discordância devidamente justificada.

    53) O que deve ocorrer quando o empregador discorda das solicitações da CIPA e esta não aceita a sua justificativa ?R = Deve o empregador solicitar a presença do MTb no prazo máximo de 08(oito) dias a partir da data da comunicação da não aceitação, pela CIPA.

    54) A quem cabe na empresa promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, a SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho ?R = Compete a CIPA.

    55) A quem cabe coordenar todas as atribuições da CIPA ?R = Ao Presidente da CIPA.

    56) Como será escolhido o secretário da CIPA ?R = Será escolhido de comum acordo pelos representantes do empregador e dos empregados.

    57) O que dispõe a NR-05 sobre o curso básico de cipeiro ?R = Dispõe que cabe ao empregador promover, para todos os membros da CIPA, titulares e suplentes, inclusive o secretário e seu substituto, em horário de expediente normal da empresa, curso sobre prevenção de acidentes do trabalho, com carga horária mínima de 18 (dezoito) horas, obedecendo a um currículo básico.

    58) Quem deve ministrar o curso de cipeiro ?R = Deverá ser realizado de preferência pelo SESMT da empresa e, na impossibilidade, por entidades especializadas em segurança do trabalho, entidades sindicais para a categoria profissional correspondente ou ainda por centros e empresas de treinamento, todos credenciados, para esse fim, no órgão regional do MTb.

    59) A quem cabe na empresa cuidar para que todos os titulares de representações na CIPA compareçam às reuniões ordinárias e/ou extraordinárias ?R = Ao empregador.

    60) A quem cabe na empresa indicar à CIPA e ao SESMT situações de risco e apresentar sugestões para a melhoria das condições de trabalho ?R = Aos empregados.

    61) Em que periodicidade e condições deve se reunir a CIPA ?R = A CIPA se reunirá com todos os seus membros, pelo menos uma vez por mês, em local apropriado e durante o expediente normal da empresa, obedecendo ao calendário anual. 

    62) Que exigências legais são postas após o registro da CIPA ?R = Que a mesma não poderá ter seu número de representantes reduzido, bem como não poderá ser desativada pelo empregador antes do término do mandato de seus membros, ainda que haja redução do número de empregados da empresa, exceto nos casos em que houver encerramento da atividade do estabelecimento. 

    63) Os membros da CIPA podem ser despedidos da empresa ?R = Não, salvo se esta se fundar em motivo disciplinar, técnico, econômico ou financeiro.
     64) Qual é a definição legal (NR-06) de Equipamento de Proteção Individual - EPI ?R = Todo dispositivo de uso individual, de fabricação nacional ou estrangeira, destinado a proteger à saúde e a integridade física do trabalhador.

    65) Quem deve fornecer o EPI e em que condições ?R = A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, o EPI adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento.
     66) Quais são as circunstâncias determinadoras da exigência para o uso do EPI ?R = São elas : a) sempre que as medidas de proteção coletiva forem tecnicamente inviáveis ou não, oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes de trabalho e/ou de doenças profissionais e do trabalho; b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; c) para atender as situações de emergência.

    67) Quando é que se deve usar o óculos de segurança ?R = Para trabalhos que possam causar irritações nos olhos e outras lesões decorrentes da ação de radiações perigosas.68) Quando é obrigatório o uso do cinto de segurança ?R = Para trabalhos em altura superior a 02(dois) metros em que haja risco de queda.

    69) A quem cabe na empresa recomendar ao empregado o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade ?R = É de competência : a) do SESMT ; b) e da CIPA , nas empresas desobrigadas de manter o SESMT.

    70) Na hipótese da não existência do SESMT e da CIPA, quem deve recomendar o EPI ?R = Cabe ao empregador, mediante orientação técnica fornecer e determinar o uso do EPI adequado à proteção da integridade física do trabalhador.

    71) Quando é que um EPI, seja ele nacional ou importado, pode ser comercializado ou utilizado em nosso país ?R = Quando possuir o Certificado de Aprovação - CA, expedido pelo Ministério do Trabalho e da Administração, devendo apresentar, em caracteres indeléveis e bem visíveis, o nome comercial da empresa fabricante ou importadora e o número de CA.

    72) A quem cabe adquirir o EPI de tipo adequado à atividade do empregado ?R = É uma obrigação do empregador.

    73) A quem cabe treinar o trabalhador sobre o uso adequado do EPI ?R = É uma obrigação do empregador.

    74) A quem cabe responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica do EPI ?R = É uma obrigação do empregador.

    75) A quem cabe a guarda e conservação do EPI ?R = É uma obrigação do empregado.

    76) A quem cabe responsabilizar-se pela manutenção da mesma qualidade do EPI padrão que deu origem ao Certificado de Aprovação - CA ? R = É obrigação do fabricante ou do importador.

    77) Quem deve exercer a fiscalização para controle de qualidade de qualquer EPI ?R = Os Agentes de Inspeção do Trabalho.

  5. 78) A quem cabe realizar os ensaios necessários nas amostras de EPI recolhidas pela fiscalização ? R = Cabe à FUNDACENTRO.

    79) Qual o significado da sigla PCMSO ?R = Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

    80) Qual é o objetivo do PCMSO ?R = É o de promover e preservar à saúde do conjunto dos seus trabalhadores.

    81) Como é possível ampliar as diretrizes gerais do PCMSO ?R = Através da negociação coletiva de trabalho.

    82) A quem cabe garantir a elaboração e efetiva implementação do PCMSO, bem como zelar pela sua eficácia ?R = Cabe ao empregador.

    83) Quais são os exames médicos que obrigatoriamente são incluídos no PCMSO ?R = São : a) admissional; b) periódico; c) de retorno ao trabalho; d) de mudança de função; e)demissional.

    84) Quando deve ser realizado o exame médico admissional ?R = Deverá ser realizado antes que o trabalhador assuma suas atividades.

    85) Para fins do PCMSO o que se entende por mudança de função ?R = É toda e qualquer alteração de atividade, posto de trabalho ou de setor que implique na exposição do trabalhador a risco diferente a que estava exposto antes da mudança.

    86) Quando é que deve ser realizado o exame demissional ?R = Será obrigatoriamente realizado dentro dos 15 (quinze) dias que antecederem o desligamento definitivo do trabalhador.

    87) Qual o significado da sigla ASO ?R = Atestado de Saúde Ocupacional.

    88) Em que condições deve ser emitido o ASO ?R = Será emitido para cada exame médico realizado.

    89) Os locais de trabalho devem ter, no mínimo, quanto de pé direito ?R = Três metros.

    90) Qual o significado da sigla PPRA ?R = Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

    91) O que visa o PPRA ?R = Visa a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

    92) Quais são as etapas que obrigatoriamente devem constar no PPRA ?R = São elas : a) antecipação e reconhecimento dos riscos ; b) estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle ; c) avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores; d) implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia; e) monitoramento da exposição aos riscos; f) registro e divulgação dos dados.

    93) Quem deve elaborar, implementar, acompanhar e avaliar o PPRA ?R = Pode ser feita pelo SESMT da empresa ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto na NR - 09.

    94) A quem cabe estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento do PPRA, como atividade permanente da empresa ou instituição ? R = Ao empregador.

    95) A quem cabe colaborar e participar da implantação e execução do PPRA ?R = Aos empregados.

    96) Quem deve garantir que na ocorrência de riscos ambientais nos locais de trabalho, que coloquem em situações de grave e iminente risco um ou mais trabalhadores, possam os mesmos interromper de imediato as suas atividades, comunicando o fato ao superior hierárquico direto para as devidas providências ?R = O empregador.

    97) O que fixa a NR - 10 ?R = As condições mínimas exigíveis para garantir a segurança dos empregados que trabalham em instalações elétricas, em suas diversas etapas, incluindo projeto, execução, operação, manutenção, reforma e ampliação e, ainda, a segurança de usuários e terceiros.

    98) As prescrições estabelecidas na NR - 10 abrangem que trabalhadores ?R = Todos os que trabalham em eletricidade, em qualquer das fases de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica.

    99) Quando deve ser aterrada uma instalação ou peça condutora de eletricidade ?R = Desde que, não fazendo parte dos circuitos elétricos, mas que eventualmente, possa ficar sob tensão, desde que esteja em local acessível a contatos.

    100) De que trata de fixar a NR - 11 ?R = Das normas de segurança para operações de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras.

    101) Para a NR - 11 qual é o significado da expressão "transporte manual de sacos" ?R = É toda atividade de realizada de maneira continua ou descontinua, essencial ao transporte manual de sacos, na qual o peso da carga é suportado , integralmente, por um só trabalhador, compreendendo também o levantamento e sua deposição.

    102) Qual é a distância máxima prevista na NR - 11 para o transporte manual de um saco ?R = É de 60,00m(sessenta metros).103) O que deve ser observado quanto ao empilhamento de material em relação as estruturas laterais do prédio ?
    R = Deve ser mantido um afastamento de pelo menos 50 (cinqüenta) centímetros.

    104) As áreas de circulação e os espaços em torno de máquinas e equipamentos devem ser dimensionados para atender que exigências ?R = A de que o material, os trabalhadores e os transportadores mecanizados possam nele movimentar-se com segurança.

    105) O que determina a NR - 12 acerca das máquinas e dos equipamentos que possuem transmissões de força ?R = Exige que as transmissões de força sejam enclausuradas dentro de sua estrutura ou devidamente isoladas por anteparos adequados.

    106) E quando é possível deixar expostas as transmissões de força ?R = Quando estas estiverem a uma altura superior a 2,50m (dois metros e cinqüenta centímetros), desde que por perto não haja plataforma de trabalho ou áreas de circulação em diversos níveis.

    107) O que deve ser feito quanto as máquinas e os equipamentos que ofereçam riscos de ruptura de suas partes, projeção de peças ou partes destas ?R = Devem ter os seus movimentos, alternados ou rotativos, protegidos.

    108) Em que situações é possível retirar os protetores removíveis ?R = Para execução de limpeza, lubrificação, reparo e ajuste, e logo depois recolocados.

    109) Qual o significado das siglas PMTP e PMTA ?R = São, respectivamente, Pressão Máxima de Trabalho Permitida e Pressão Máxima de Trabalho Admissível.

  6. 110) Quais são os documentos que toda caldeira deve possuir no estabelecimento onde estiver instalada ?R = São eles : a) Prontuário da Caldeira; b) Registro de Segurança; c) Projeto de Instalação; d) Projeto de Alteração ou Reparo; e) Relatório de Inspeção.

    111) O que caracteriza uma caldeira a vapor estar sob operação e controle de operador não qualificado ?R = Constitui condição de risco grave e iminente.

    112) O que deve ser observado na construção de fornos ?R = Devem ser construídos solidamente, revestidos com material refratário de forma que o calor radiante não ultrapasse os limites de tolerância estabelecidos pela NR - 14.113) O que se entende por Limite de Tolerância ?R = É a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral.

    114) O exercício de trabalho em condições de insalubridade assegura ao trabalhador algum adicional ao salário ?R = Sim. O adicional de insalubridade.

    115) Quais são os percentuais pagos ao trabalhador por esse adicional ?R = O adicional incide sobre o salário mínimo da região nos seguintes percentuais : 40% (quarenta por cento) para insalubridade de grau máximo; 20% (vinte por cento) para insalubridade de grau médio; e 10% (dez por cento) para insalubridade de grau mínimo.

    116) O que ocorre, quanto ao percebimento do adicional, se um mesmo trabalhador estiver exposto a mais de um caso de insalubridade ?R = Será apenas considerado o de grau mais elevado, sendo vedado a percepção cumulativa.

    117) O que ocorre quando é eliminada ou neutralizada a insalubridade ?R = Cessará o pagamento do adicional.118) Um trabalhador que permaneça exposto a 85dB(a) pode diariamente trabalhar por quantas horas ?R = Por 8(oito) horas diária permissível.

    119) A exposição ao calor no trabalho é avaliada através de qual índice ?R = Através do IBUTG/Índice de Bulbo Úmido - Termômetro de Globo.120) Para efeito da NR - 15 (Anexo no. 7) quais são as radiações consideradas não ionizantes ?
    R = São as microondas, ultravioleta e laser.

    121) O exercício de trabalho em condições periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de qual adicional ao salário ?R = Ao adicional de periculosidade.

    122) Qual é o percentual pago ao trabalhador nesse caso ?R = É de 30% (trinta por cento) incidente sobre o salário , sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.

    123) Para que serve a análise ergonômica do trabalho ?R = Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiologicas dos trabalhadores.

    124) Na atividade da construção civil quando é que se exige a elaboração do PCMAT ?R = Quando no estabelecimento existir mais de 20(vinte) trabalhadores.125) Quando é que num canteiro de obras deve existir ambulatório ?R = Quando se tratar de frentes de trabalho com 50 (cinqüenta) ou mais trabalhadores.

    126) De acordo com a NR - 19, o que são explosivos ?R = São substâncias capazes de rapidamente se transformarem em gases, produzindo calor intenso e pressões elevadas.

    127) O que são líquidos combustíveis para a NR - 20 ?R = É todo aquele que possua ponto de fulgor igual ou superior a setenta graus centígrados e inferior a noventa e três graus e três décimos de graus centígrados.

    128) As medidas especiais exigidas na NR - 21 visam proteger os trabalhadores contra que situações ?R = Contra a insolação excessiva, o calor, o frio, a umidade e os ventos inconvenientes.


  7. 129) Qual a faixa de idade e sexo dos trabalhadores permitida para os trabalhos no subsolo ?R = Somente para homens entre vinte e um e cinqüenta anos de idade.

    130) Nas disposições gerais da NR - 23 o que é exigido que todas as empresas possuam ?R = a) Proteção contra incêndio; b) Saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço; c) Equipamento suficiente para combater o fogo em seu início; d) Pessoas adestradas no uso correto desses equipamentos.

    131) Qual deve ser a largura mínima das aberturas de saída ?R = Deverão ser de 1,20m (um metro e vinte centímetros).

    132) Quando é que nos estabelecimentos industriais será exigido um aprisionamento conveniente de água sob pressão, a fim de, a qualquer tempo, poder-se extinguir os começos de fogo de Classe A ?R = Quando esses estabelecimentos possuírem 50 ou mais empregados.

    133) Que entidade trata de criar normas ou regulamentos para garantir a qualidade dos extintores de incêndios ?R = O INMETRO/Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.

    134)Quando é que um estabelecimento industrial deve possuir vestiário ?R = Quando a sua atividade exigir troca de roupas, ou seja imposto o uso de uniforme ou guarda-pó.

    135) Quando é que um estabelecimento deve possuir refeitório ?R = Quando nele trabalharem mais de 300(trezentos) operários.

    136) Que tratamento deve ser dispensado aos resíduos líquidos e sólidos produzidos por processos e operações industriais ?R = Deverão ser convenientemente tratados e/ou dispostos e/ou retirados dos limites da indústria,de forma a evitar riscos à saúde e à segurança dos trabalhadores.

    137) O que objetiva a NR - 26 ?R = Fixar as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para a prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, identificando as canalizações nas indústrias para a condução de líquidos e gases, e advertindo contra riscos.

    138) De que depende o efetivo exercício da profissão de Técnico em Segurança do Trabalho ?R = Depende de prévio registro no Ministério do Trabalho, efetuado pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho até que seja instalado o respectivo conselho profissional.

    139) Qual é o prazo máximo que o Agente de Inspeção de Trabalho pode fixar para o cumprimento dos itens notificados numa fiscalização ?R = É de no máximo 60(sessenta) dias.



























    SÉRIE DE PERGUNTAS E RESPOSTAS:

    IDEAL PARA A SUA SIPAT...



    01 - Qual o Equipamento de Proteção Individual que limita a queda de altura?
    R - Cinto de segurança tipo pára-quedista.

    02 - Como se chama à estrutura de proteção que serve de anteparo contra a queda de pessoas?
    R - Guarda-corpo.

    03 - Tudo aquilo que o trabalhador faz voluntariamente ou não e que pode provocar um acidente.
    R - Ato inseguro.

    04 - O cinto de segurança deve ser usado em trabalhos que ofereçam risco de queda e com altura superior a...
    R - 2 metros.

    05 - Qual equipamento de proteção deverá ser usado em locais de trabalho ruidosos?
    R - Protetor auricular.

    07 - Qual o significado da sigla SESMT?
    R - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho  ou  Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho.

    08 - Qual o significado da sigla NR?
    R - Norma Regulamentadora

    09 - Qual o significado da sigla CIPA?
    R - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

    10 - Qual o significado da sigla EPI?
    R - Equipamento de Proteção Individual

    11 - Qual é  o objetivo do SESMT, nas empresas?
    R - Promover a saúde e proteger a integridade física dos trabalhadores dentro e fora do local de trabalho.

    12 - Cite três equipamentos de proteção, usados no laboratório?
    R - Luva de procedimento; protetor facial; máscara contra vapores orgânicos;  óculos incolor

    13 - Qual o principal risco ambiental existente no laboratório?
    R - Risco Biológico

    14 - Após um procedimento onde se usa uma seringa, qual o principal cuidado deve ser tomado ao descartá-la?
    R - Não reencapar a agulha

    15 - Qual procedimento deve ser tomado no caso de ocorrência de um acidente do trabalho?
    R - Comunicá-lo imediatamente à liderança e à medicina do trabalho

    16 - Qual a principal conseqüência pode sofrer um funcionário que executa pipetagem bucal de materiais biológicos?
    R - Contaminação

    17 - Qual o objetivo de uma análise de acidentes do trabalho?
    R - Identificar a causa do acidente a fim de tomar medidas para evitar a sua repetição

    18 - Qual o tipo de extintor mais adequado para se usar em incêndio da classe C, ou seja, equipamentos elétricos energizados?
    R - Gás Carbônico (CO2)

    19 - Cite 03 combustíveis que fazem parte dos incêndios da classe A?
    R - Madeira, papel, tecidos, plásticos, fibras...

    20 - Cite 03 combustíveis que fazem parte dos incêndios da classe B?
    R - Gasolina, álcool, óleos, tintas, graxas, solventes....

    21 - Porque o Extintor de água pressurizada não pode ser usado nos incêndios da classe C?
    R - Porque a água é condutora de eletricidade

    22 - Durante a secagem de equipamentos (macas, criados, etc...) no CHM, com ar comprimido, quais equipamentos de proteção deverão ser usados?
    R - Protetor auricular e óculos

    23 - Que nome se dá à embalagem usada para acondicionamento dos  materiais cortantes, perfurantes, vidrarias, etc..., Provenientes dos locais de atendimento a pacientes?
    R - Caixa para pérfuro-cortantes

    24 - Cite 02 exemplos de sinalização existentes no Hospital.
    R - “Cuidado: piso molhado”; “Proibido fumar”; “vestiários”; Placas de identificação dos setores;

    25 - Qual a primeira providência a ser tomada, quando se verifica a ocorrência de um incêndio?
    R - Acionar o alarme

    26 - Quais são as classes de incêndio?
    R - Classes A, B, C e D.

    27 - Cite 02 tipos de extintores de incêndio?
    R - Água, pó químico, espuma, gás carbônico...

    28 - Quem faz o mapeamento de riscos?
    R - CIPA

    29 - Qual o tipo de extintor mais adequado para se usar em incêndios da classe A?
    R - Água pressurizada


    30 - Em qual espaço de tempo. Os extintores de incêndio deverão ser inspecionados visualmente?
    R - Mensalmente

    31 - Qual o procedimento deve ser tomado antes de enviar equipamentos para manutenção, tais como: cama-maca, cadeira de roda, criados, etc...?
    R - Desinfecção

    32 - Qual a velocidade máxima permitida para circulação de veículos  nas vias internas do hospital?
    R - 20 km/h

    33 -  Cite 02 obrigações dos funcionários com relação aos Equipamentos de Proteção Individual?
    R -       Usá-los apenas para a finalidade a que se destina;
                Responsabilizar-se pela sua guarda e conservação;
                Comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne    impróprio para o uso.

    34 - Qual o significado da sigla CA impressa nos equipamentos de proteção individual?
    R - Certificado de Aprovação.

    34 - Qual o órgão federal que aprova os Equipamentos de Proteção Individual?
    R - Ministério do Trabalho

    35 - Cite 02 Equipamentos de Proteção para os membros superiores (mãos e braços)
    R - Luvas, mangas, cremes protetores...

    36 - Cite 02 Equipamentos de Proteção para a cabeça.
    R - Capacete, óculos, máscara de solda, protetor facial...

    37 - Cite 02 obrigações da empresa com relação aos Equipamentos de Proteção Individual?
    R -       Adquirir o tipo adequado à atividade do funcionário;
                Fornecer ao funcionário somente EPI aprovado pelo Ministério        do Trabalho;
                Treinar o funcionário sobre o seu uso adequado;
                Tornar obrigatório o seu uso;
                Substituí-lo imediatamente, quando danificado ou extraviado;
                Responsabilizar-se pela sua higienização e manutenção       periódica;
                Comunicar ao Ministério do Trabalho qualquer irregularidade            observada no EPI.

    38 - Qual é a duração do mandato da CIPA?
    R - 01 (um) ano

    39 - Após a eleição dos representantes dos empregados na CIPA, ocorrendo empate entre dois candidatos, qual o critério para desempate?
    R - Assumirá o candidato que tiver maior tempo na empresa

    40 - Cite duas atribuições da CIPA.
    R - Discutir os acidentes ocorridos;
    Sugerir medidas de prevenção de acidentes.
    Participar da campanha permanente de prevenção de acidentes.
    Registrar as atas de reunião.
    Sugerir realização de cursos.

    41 - Qual NR que trata dos Equipamentos de Proteção Individual?
    R - NR 06

    42 - Qual o objetivo do exame periódico, realizado nos funcionários pela medicina do Trabalho?
    R - Verificar as condições de saúde do funcionário

    43 - Qual o principal risco ambiental existente no setor de radiologia?
    R - Radiações ionizantes

    44 - Para que servem os extintores de incêndio?
    R - Combater princípios de incêndio

    45 - Qual é o SLOGAN da IV SIPAT do Hospital Sarah BH?
    R - Conceitos e Práticas Básicas de Segurança.

    46 - O que é um acidente de trajeto?
    R - Aquele que ocorre no trajeto da residência para o trabalho ou deste para aquela, dentro de um espaço de tempo compatível com a distância.

    47 - Os Equipamentos de Proteção Individual evitam acidentes?
    R - Não (se necessário o jurado justifica)

    48 - Cite 02 formas que se pode contrair a AIDS.
    R - Sangue; seringa contaminada; relação sexual...

    49 - Cite 02 atividades onde se deve usar máscara de proteção:
    R - A critério dos jurados

    50 - Dentre as medidas de prevenção da infecção hospitalar, qual é a que usamos com mais freqüência no dia-a-dia?
    R - Lavagem das mãos

    51 - Quais riscos são representados pelas cores azul e marrom, no mapa de riscos?
    R - Riscos de acidentes (ou mecânicos) e riscos biológicos

    52 - Qual cor representa no mapa de riscos, o risco predominante no ambiente hospitalar?
    R - Marron

    53 - Qual é o órgão governamental, fiscalizador da CIPA?
    R - Ministério do Trabalho

    54 - Quais riscos são representados pelas cores vermelha e verde, no mapa de riscos?
    R - Riscos químicos e riscos físicos

    55 - Quais riscos são representados pelas cores amarela e marrom, no mapa de riscos?
    R - Riscos ergonômicos e riscos biológicos

    56 - Caso você esteja trabalhando em um computador e ocorra um princípio de incêndio no mesmo, qual extintor você deverá usar?
    R - CO2 (gás carbônico)

    56 - Cite o nome de três membros da CIPA, gestão atual.
    R - A critério dos jurados

    57 - Quais critérios são usados para dimensionamento da CIPA em uma empresa?
    R - O grau de risco e o número de empregados

    58 - Quais NRs e de que se tratam, que foram indicados para estudo para o Passa ou Repassa?
    NR - 05 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA
    NR - 06 Equipamento de Proteção Individual - EPI
    NR - 23 Proteção contra Incêndios

    59 - No caso de ocorrência de um acidente do trabalho por mais simples que seja e, estando o acidentado consciente, quais as providências deverão ser tomadas?
    R - Comunicar imediatamente à liderança, à medicina do trabalho e ao SESMT.

    60 -   Quais são as classes de incêndio?
                Cite 01 exemplo de combustível de cada classe
    R - ABCD

    61 - Em qual periodicidade deve ser realizada a SIPAT nas empresas e qual a sua duração?
    R - Anual. 01 semana (05 dias)

    62 - Quem é responsável nas empresas pela organização e realização da SIPAT?
    R - CIPA e SESMT

    63 - Quais as exigências legais devem cumprir os EPIs, para que possam ser utilizados?
    R - CA e CRF

    64 - Em relação à NR-06, qual o significado da sigla CRF?
    R - Certificado de Registro de Fabricante

    65 - Qual o significado da sigla CCICH?
    R - Comissão de controle de infecções e complicações hospitalares

    66 - Um funcionário que atua na Oficina Ortopédica, usa cola e durante o lixamento de peças está exposto a poeiras. A que grupo pertencem estes riscos e qual equipamento de proteção deverá ser usado?
    R - Riscos químicos - Máscara

    67 - Quando é que o membro titular da CIPA perde o mandato?
    R - Quando faltar mais de 04 reuniões ordinárias sem justificativa

    68 - Cite 02 atribuições do secretário da CIPA?
    R -       Elaborar ata de eleições, da posse e das reuniões, registrando-as em livro próprio;
                Preparar correspondências;
                Manter o arquivo atualizado;
                Providenciar para que as atas sejam assinadas

    69 - Por quanto tempo no máximo, um funcionário pode ficar na condição de representante dos empregados na CIPA?
    R - 02 anos

    70 - Qual critério deverá ser usado para escolha do Secretário da CIPA?
    R - Deverá ser escolhido em comum acordo entre os representantes do empregador e dos empregados

    71 - Baseando-se na Portaria Interministerial nº 04 de 31 de julho de 1991, cite duas características do óxido de etileno?
    R - Tóxico, inflamável, explosivo, carcinogênico, mutagênico, teratogênico e neurotóxico.

    72 - Cite duas doenças que poderão ser adquiridas no ambiente hospitalar, caso não sejam tomadas às medidas de prevenção?
    R - AIDS, hepatite, rubéola, meningite, tétano, tuberculose.

    73 - Qual é o significado da sigla CNEN?
    R - Comissão Nacional de Energia Nuclear

    74 -   O que é um lixo infeccioso?
    R - São resíduos com agentes patogênicos em concentração ou quantidades suficientes para causar doenças.

    75 - Qual é o principal EPI usado pelo Técnico em Radiologia e de qual material ele é fabricado?
    R - Avental de chumbo.

    76 - Qual dispositivo é usado por alguns funcionários no Bloco Cirúrgico, para medição da exposição à radiação?
    R - Dosimetro

    77 - Quais exigências legais os EPIs importados deverão cumprir, para poderem ser utilizados?
    R - Possuir o CRI e CA

    78 - Cite duas responsabilidades que competem aos empregados em relação a CIPA.
    R -       Eleger os seus representantes na CIPA;
                Indicar a CIPA e ao SESMT situações de risco e apresentar sugestões para melhoria das condições de trabalho;
                Observar as recomendações dos membros da CIPA, quanto à prevenção de acidentes.

    79 - Cite 02 atribuições do Presidente da CIPA?
    R- Ver NR

    80- Defina radioproteção.
    R - Compreende o conjunto de medidas empregadas para proteção do homem e do meio ambiente contra possíveis efeitos nocivos causados pelas radiações ionizantes.


    81- Cite 03 medidas de prevenção de acidentes ou doenças, que devem ser adotadas no laboratório, exceto uso de EPIs?
    R - Ventilação exaustora; Capela ;  treinamento, etc.

    82- O glutaraldeído é um esterilizante usado na área hospitalar. Cite no mínimo duas conseqüências que ele pode trazer para a saúde, caso não sejam tomadas às medidas preventivas?
    R - Irritações nos olhos; lacrimejamento; rinite; dermatite; dificuldades respiratórias, náuseas e dor de cabeça.

    83- Cite os três métodos de extinção de incêndio e cite um exemplo de cada.
    R - Abafamento,  Resfriamento   e   retirada de material.

    84 - Quais procedimentos devem ser tomados com funcionário que sofre um acidente com pérfuro-cortante e haja risco de contaminação?
    R -       Examinar o acidentado no prazo de 24 horas
                Após 03 meses
                Após 06 meses

    85 - Cite 02 exemplos de acidentes que podem ocorrer em função de negligência na manipulação ou descarte de resíduos de saúde.
    R - Ferimento com agulha e contato com sangue contaminado através de ferimento nas mãos.

    86 - Cite 03 regras para acondicionamento de resíduos de saúde?
    R - Materiais cortantes ou perfurantes:  Serão embalados em recipientes de material resistente.
    - Líquidos deverão estar contidos em recipientes preferencialmente inquebráveis.
    - Sólidos ou semi-sólidos serão embalados em sacos plásticos.

    87-Cite duas formas de radioproteção utilizados no hospital, exceto uso de EPIs?
    R - Distância, blindagem, limitação do tempo de exposição.

    88 - Cite 03 exemplos de riscos biológicos, discriminados no mapeamento de riscos da NR-05.
    Vírus, bactérias e protozoários.


    89 - Cite 03 exemplos de riscos físicos, discriminados no mapeamento de riscos da NR-05.
    Temperaturas extremas; Radiações ,   ruído    e  vibrações.

    90 - Cite 03 exemplos de riscos químicos, discriminados no mapeamento de riscos da NR-05.
    Poeiras; Vapores;   Névoa ,  Produtos químicos em geral, fumos, gases.

    91 - Cite 03 exemplos de riscos de acidentes, discriminados no mapeamento de riscos da NR-05.
    Arranjo físico inadequado, Máquinas e equipamentos;  ferramentas inadequadas ou defeituosas; iluminação inadequada; armazenamento inadequado.

    92 - Cite 02 exemplos de riscos ergonômicos, discriminados no mapeamento de riscos da NR-05.
    Esforço físico intenso; levantamento e transporte individual de peso; Controle rígido de produtividade; trabalho em turno e noturno.

    93 - Segundo a matéria designada para estudo, o lixo hospitalar é classificado em 06 categorias, quais são elas?
    R - Lixo geral, patológicos, radioativos, químicos, infecciosos e farmacêuticos.

    94 - Cite 02 das principais características de um laboratório de contenção máxima?
    R - Acesso regulamentado; Ventilação controlada; descontaminação de efluentes; esterilização de dejetos; contenção primária.

    95 - Cite 02 processos de limpeza nos laboratórios?
    R - Descontaminação, esterilização e desinfecção.

    96 - O que é uma esterilização?
    R - Processo que remove ou destrói toda e qualquer forma de vida microbiana presentes em artigos.

    97 - Cite 01 método de esterilização?
    R - Físico (calor úmido ou seco e raios gama); e Químico (germicidas).



    98 - Cite os profissionais que compõem o SESMT do Hospital Sarah-BH.
    R -       Téc. Seg. Trabalho,             Engº.  Seg. Trab. ,  Médico do Trabalho  e   Aux. Enf. do Trabalho.

    99 - Cite 03 procedimentos que devem ser tomados antes de iniciar e durante os trabalhos com computador?
    R - Ajuste da altura da cadeira; Ajuste da distância dos olhos ao vídeo;
    Posicionar-se de frente para o computador; Exercício físico...

    100- Qual o EPI que os funcionários da Higienização utilizam para proteger os olhas das radiações Solares?
    R - Óculos de segurança com lentes filtrantes.

    101 -Cite duas finalidades do macacão de Tyvec quando utilizados pelos funcionários da Higienização.
    R - Proteção contra respingos de produtos químicos, umidade e queimadura pelo sol.

    102 -  Nas atividades de desinfecção com Clorocide qual o EPI que se usa para a proteção respiratória?
    R - Máscara Respiratória contra vapores ácidos.

    103 -  Em quais atividades os funcionários da Higienização devem utilizar os óculos de segurança?
    R - Higienização de luminárias, locais altos, containeres e durante as dosagens de produtos químicos.

    104 - O óculos de segurança protege o funcionário da Higiene contra o contato com quais riscos?  Cite 2 atividades.            
    R- Contato c/  agentes químicos,  biológicos e corpos estranhos.  Dosagem de P.Q e higiene de luminárias, containeres e locais altos.

    105 - A enfermeira ao fazer um curativo fica exposta ao risco de contato com fluidos corpóreos. Cite 2 EPI's que ela deverá utilizar.                                                                               R - Óculos de segurança e luvas de procedimento.

    106 - Cite 3 EPI's utilizados no laboratório para proteção contra produtos químicos.                                                                                                          R - Óculos de segurança, luvas de látex e máscara p/ vapores orgânicos.
    107 - Para que serve o colete reflexivo utilizado pelo agente de segurança.                                                                                                R - Melhorar a sua visualização quando trabalha em vias de trânsito.

    108 - Qual EPI o funcionário do SND deve utilizar para proteger as mãos contra o corte durante a preparação de alimentos?           
      R - Luvas de aço.

    109 -  Em quais atividades os funcionários da Higienização devem utilizar os óculos de segurança?                                 
    R - Higienização de luminárias, locais altos, containeres e durante as dosagens de produtos químicos.

    110 -  Qual o objetivo do novo  Código de Trânsito Brasileiro?
    R - Mostrar, através da educação e de severas punições pecuniárias, a maneira correta de proceder no trânsito.

    111 - Quais os limites de velocidades nas vias urbanas?
    R - Vias de trânsito rápido: 80 km/h; Vias arteriais ou secundárias: 60km/h e vias locais: 30 km/h.

    112 - Quais os limites de velocidades para carros e camionetas nas rodovias?
    R - 110 km/h.

    113 - Segundo o Novo Código de trânsito como fica a prioridade  entre o pedestre e o veículo nas travessias?
    R - Sobre as faixas de travessia sem sinais luminosos - pedestre.
    Onde houver semáforos - a luz determina a prioridade.
    Caso não tenha concluído a travessia o pedestre terá a prioridade.

    114 - Cite duas providências, conforme a NR-23, que você deverá tomar ao depar-se com um fogo no seu início (princípio de incêndio) .
    R - Acionar o sistema de alarme; Chamar imediatamente o Corpo de Bombeiros; Desligar máquinas e equipamentos elétricos.

    115 - Cite duas formas de radioproteção utilizados no hospital, exceto uso de EPIs?
    R - Distância, blindagem, limitação do tempo de exposição.

    116 - Cite 03 exemplos de riscos físicos e em quais atividades desenvolvidas neste hospital eles estão presentes.
    Calor -  Caldeira                               frio  -  Câmara frigorífica
    Radiações Ionizantes: realização de radiografias
    Ruído - Uso de esmeril

    117 - Cite 02 exemplos de riscos químicos e em quais atividades desenvolvidas neste hospital eles estão presentes.
    Poeiras - lixamento de peças ortopédicas;
    Vapores -   aplicação de colas e thinner.
     Produtos químicos em geral -  Aplicação de clorocide
     fumo  -  Solda elétrica.

    118 - Cite 03 exemplos de riscos de acidentes e em quais atividades desenvolvidas neste hospital eles estão presentes.
    levantamento e transporte individual  -  Recepção de materiais no almoxarifado.
    trabalho em turno e noturno  Enfermeiras.
    Postura inadequada -  Trabalho com computadores.

    119 -  O hospital  possui hoje aproximadamente 570 funcionários. Está inserido no grau de risco 3. Portanto, quantos membros titulares deve compor a sua CIPA.
    R - 12  membros titulares.








    120 -  Segundo o Novo Código de Trânsito:
    Que tipo de falta é considerado transportar crianças menores de 10 anos no banco da frente.
    Quantos pontos o motorista perde ao cometê-la?
    Quais são as penalidades para cometê-la?
    R - gravíssima 
    7 pontos. 
    Penalidades: Retenção do veículo e multa.


    121 -  Quais são as categorias de infrações relativas ao Novo Código de trânsito e qual o número de pontos que o motorista perderá em cada uma.
    R - Gravíssima  -  7 pontos                Grave  -  5 pontos
                   Média -  4 pontos                        Leve   -  3 pontos


    122 -  Cite 3 atitudes que devem ser tomadas ao se deparar  com um princípio de incêndio:
    - acionar o siostema de alarme.
    - Chamar o corpo de bombeiros.
    - Desligar máquinas e aparelhos elétricos, quando a operação do desligamento não envolver riscos adicionais.
    - Atacá-lo o mais rapidamente possível pelos meios adequados.

    123 -  Em relação ao mapeamento de riscos, quais são os riscos e as referidas cores utilizadas no mapa de risco são:
    R. Vermelho -  Risco químico                 Marrom    -   Risco Biológico
    Amarelo -   Risco Ergonômico          zul -   Risco de acidentes.
    Verde -   Risco Físico

    124 - Conforme a NR 23 a abertura mínima de corredores devem ser de:
    R. No mínimo 1m?

    125 - No que diz respeito à saúde e segurança no trabalho, cite 2  direitos dos trabalhadores:
    Serem informados de todos os riscos a que estão expostos.
    Serem treinados para utilização correta e manuseio de substâncias ou equipamentos perigosos.
    Serem informados de seu estado de saúde pelo serviço médico.
    Serem submetidos a exames médicos periódicos, conforme a natureza de seu trabalho.